Prefeitura de Morro Agudo promove palestras do ‘Maio Laranja’ em escolas da rede pública

A Prefeitura de Morro Agudo realizou, na última sexta-feira, dia 22, uma importante rodada de palestras em alusão ao Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação levou informação e conscientização diretamente para a juventude local, ocorrendo na Escola Municipal Sinval de Souza Ramos e no Colégio Estadual Ramiro Pedro.
O encontro contou com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Meire Augusta, da segunda-dama, Lucivaine Santiago, e da secretária de Educação, Maria José, reafirmando o compromisso intersetorial da gestão municipal com a proteção da infância e da adolescência.
As palestras foram ministradas pelo 3º Sargento Macedo e pela Soldado Isabella, da 22ª CIPM. Com muita sensibilidade e clareza, os policiais abordaram os cuidados necessários e os perigos reais que cercam o dia a dia, ensinando os estudantes a identificarem sinais de alerta e, fundamentalmente, a buscarem ajuda.
Para a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Meire Augusta, a união entre os órgãos públicos e a comunidade escolar é a chave para criar um ambiente seguro. “O Maio Laranja não é apenas uma campanha de calendário, é um chamado diário para que toda a sociedade fique atenta. Trazer a Polícia Militar e a nossa equipe técnica para dentro das escolas nos permite munir nossas crianças com conhecimento. Eles precisam saber que a gestão municipal e as forças de segurança estão aqui para protegê-los e acolhê-los a qualquer momento.”
A secretária de Educação, Maria José, destacou o papel pedagógico da ação e a importância de debater o tema no ambiente de ensino. “A escola é, muitas vezes, o primeiro lugar onde os sinais de vulnerabilidade aparecem. Por isso, promover esse diálogo aberto e seguro nos espaços de aprendizagem é fundamental. Nosso papel vai muito além de ensinar as disciplinas tradicionais; nós cuidamos do bem-estar e do desenvolvimento pleno e seguro dos nossos alunos.”
A comunidade escolar recebeu o projeto de braços abertos. As diretoras das duas unidades de ensino participantes ressaltaram o impacto positivo da ação no cotidiano dos estudantes.
A diretora da Escola Municipal Sinval de Souza Ramos, Ilma Moura, celebrou a iniciativa. “Receber essa equipe e tratar de um tema tão delicado de forma tão didática foi essencial para os nossos alunos. Essa parceria com a Prefeitura fortalece o nosso trabalho na base.”
No Colégio Estadual Ramiro Pedro, a diretora Mara Lívia também enfatizou a relevância do evento. “Os estudantes precisam desse canal de confiança. Trazer autoridades e a equipe de assistência social para a escola quebra barreiras e mostra para os jovens que eles nunca estão sozinhos.”
Um lembrete diário de proteção
Como forma de marcar esse dia tão importante, ao final do evento, todos os alunos e servidores receberam um chaveiro personalizado, um símbolo e um lembrete diário do dever coletivo em cuidar e proteger a infância e a juventude de Morro Agudo.
Proteger a infância é plantar um futuro seguro. Se você presenciar ou suspeitar de qualquer violação de direitos, não se cale: DENUNCIE!
Canais de Denúncia:
- Disque 100
- Conselho Tutelar – (62) 93500-9140
- CREAS – (62) 93500-9144
Prefeitura de Morro Agudo de Goiás
Assessoria de Comunicação
Texto: Fabiana Hoth
Compartilhar
Relacionadas
1 jun 2026
Escola Sebastião José de Sá realiza Feira JEPP e fomenta o empreendedorismo jovem
27 maio 2026
Oficinas do SCFV promovem aprendizado, convivência e fortalecimento de vínculos em Morro Agudo
21 maio 2026
Alunos da rede municipal participam de plantio de girassóis no Lago Municipal em ação do Maio Laranja
19 maio 2026














